segunda-feira, 26 de julho de 2010

Publicada lei para proteção ao pêssego

Governadora sanciona lei que cria o corredor fitossanitário para proteger o pêssego das pragas.

Foi sancionada pela governadora Yeda Crusius (PSDB) e publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (22) a Lei 13.491 que proíbe a comercialização, estocagem e o trânsito de maçã, pêra, pêssego e seus derivados importados de outros países, para consumo e comercialização no Estado, que não tenham sido submetidos à análise de resíduos químicos de agrotóxicos ou de princípios ativos usados, também, na industrialização dos referidos produtos, e também que não tenham sido submetidos à análise de pragas que podem incidir nas frutas, em especial a Cydia Pomonella.
A inclusão do pêssego, fruta típica dos pomares da zona sul, se deu através de emenda protocolada pelo deputado estadual Nelson Härter (PMDB), que alerta: “embora ainda não seja uma praga importante nos pessegueiros, a Cydia poderá vir a ser se não houver esse controle. Por isso, incluímos o pêssego no corredor fitossanitário, para protegê-lo da incidência desta e de outras pragas”.
Segundo o Deputado Nelson Härter, a criação do corredor fitossanitário, se estabelece um sistema prévio de avaliação sanitária sobre a qualidade das frutas importadas pelo Rio Grande do Sul e sobre a possível incidência de resíduos químicos, atestando a qualidade dos alimentos a serem vendidos ao público gaúcho. “O objetivo da proposta sancionada é evitar que eventuais doenças comuns na fruticultura de países como Argentina e Chile afetem a produção gaúcha”, disse o deputado.

Fonte: http://www.nelsonharter.com.br

0 comentários:

Postar um comentário