terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estiagem é discutida pela Emater e Defesa Civil


A estiagem, que já começa a afetar algumas regiões do Estado, foi o tema da reunião entre o gerente regional e o gerente adjunto da Regional de Bagé da Emater/RS-Ascar, Erone Londero e Luis Fernando Fabricio, com o coordenador regional da Defesa Civil, Max Geraldo Meinke, nesta segunda-feira (12). Durante o encontro, em Bagé, os servidores estaduais conversaram sobre o nivelamento e uniformização dos laudos, com informações sobre o âmbito rural produzidos pela Emater/RS-Ascar nos municípios da região.
Londero explicou que estes relatórios apresentam os índices de perdas nas lavouras e criações, e servem como embasamento para decisões como o decreto de situação de emergência de um município.
Perspectivas
Apesar de já se constatar redução de peso de animais e menor produção de leite em alguns municípios, ainda é impossível quantificar estes dados em porcentagens. "Há perspectiva de poucas chuvas para os próximos meses, mas a situação ainda está razoável", afirmou Londero.
Novas reuniões
Com o objetivo de possibilitar um espaço para a Defesa Civil na discussão sobre estiagem no meio rural, a entidade participará de duas reuniões da Emater/RS-Ascar, no dia 20 de dezembro, em Bagé; e a 21 de dezembro em Santana do Livramento.
O escritório regional da Emater/RS-Ascar em Bagé abrange ainda os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Rosário do Sul, Quaraí, Alegrete, Manoel Viana, Uruguaiana e Barra do Quaraí.
Situação de Emergência
De acordo com a lei 12.340, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil, o Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, quando estas situações forem reconhecidas pelo Governo Federal. Conforme a legislação, o reconhecimento previsto dar-se-á mediante requerimento do Poder Executivo do Estado, do Distrito Federal ou do município afetado.

Diário Popular

0 comentários:

Postar um comentário