quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dez novos leitos de UTI são autorizados para Canguçu


O Ministério da Saúde autorizou o funcionamento de mais 26 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em unidades de saúde do Rio Grande do Sul e Goiás. Com as novas habilitações, o número de leitos criados neste ano para o atendimento de pacientes em estado grave chega a 821 no país, o que representa expansão de mais de 5% na oferta em dez meses. O investimento financeiro para a manutenção dos novos serviços, credenciados em portaria publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União, será de R$ 3,5 milhões ao ano.
Dos 18 novos leitos autorizados para o Rio Grande do Sul, 10 são neonatais, voltados ao atendimento de recém-nascidos. Eles funcionarão no Hospital de Caridade de Canguçu, localizado na parte sul do estado. Os outros 8 leitos de UTI, voltados ao atendimento adulto, beneficiam a população da cidade de Taquara. O Ministério da Saúde repassará um adicional de R$ 2,48 milhões por ano para a manutenção dos novos serviços no estado.
“Fizemos um grande esforço neste ano para atender a todos os pedidos de criação de leitos de UTI encaminhados pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Estamos trabalhando para atender as regiões que mais precisam e, principalmente, integrar as redes de saúde”, afirmou o Secretario de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães. O Sistema Único de Saúde conta atualmente com 16.688 leitos de UTI para o atendimento gratuito da população, 30% a mais que o total de 2007.

Fonte: Diário Popular

0 comentários:

Postar um comentário