segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Municípios decretam situação de emergência


A falta de chuva já começa a afetar inúmeros municípios da região. Os prejuízos preocupam principalmente agricultores e famílias que moram na zona rural. Algumas cidades já decretaram estado de emergência e nesta segunda-feira (3) Bagé inicia o racionamento de água de 12 horas diárias. Ainda nesta segunda mais dois municípios também podem decidir pelo decreto. Balanço feito pelo Diário Popular com as prefeituras da região no final de semana confirmou que o quadro deve se agravar nos próximos dias caso não seja registrada chuva. Confira:

Morro Redondo
O quadro ainda é tranquilo no município, informou o prefeito Rui Brizolara (DEM). No entanto, algumas propriedades do interior já apresentam problemas com o abastecimento de água. Se voltar a chover nos próximos dias a situação deve permanecer normal na região e nas safras, destacou Brizolara.
Canguçu
O Conselho Municipal de Defesa Civil (Conde) irá se reunir hoje com a Emater e a Secretaria de Agricultura para fazer uma avaliação da situação. Na cidade a grande preocupação é em torno dos reservatórios pequenos. “O quadro está ficando crítico. Já houve perdas de milho e feijão e estamos utilizando as retroescavadeiras para fazer poços”, informou o prefeito Cássio Luiz Motta (PP).
Pedro Osório
Segundo o prefeito de Pedro Osório, César Roberto de Brito (PT), caso não chova durante as próximas duas semanas a produção de milho, soja e melancia ficará muito comprometida. Porém, o abastecimento de água na região ainda está normal. O problema todo é na zona rural. No momento a estiagem já prejudica a produção de leite e as lavouras, o que gera um grande prejuízo.


Fonte: Diário Popular

0 comentários:

Postar um comentário