sábado, 27 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra é comemorada na cidade

Foto: Letícia Santos


Dedicada a reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira, a Semana da Consciência Negra em Morro Redondo, contou com várias atividades e levantou vários temas polêmicos ligados ao preconceito e ao racismo.

No dia 27 de novembro a comunidade pode conhecer um pouco mais da cultura afro-brasileira e debater sobre assuntos polêmicos como racismo e desrespeito a cultura. A data escolhida, 20 de novembro coincide com a morte do líder negro Zumbi dos Palmares.
Palestras, tae kon do, e capoeira, uma das maiores características trazidas pelos escravos no século XVI, para se defender de seus escravizadores sem utilizar armas, misturando luta, dança, cultura e música, fizeram parte das comemorações da Semana da Consciência Negra.
Para a comunidade, alunos e professores que foram conferir as atividades, no centro de eventos e no ginásio municipal da cidade, a discussão sobre o racismo deve ser encarada de forma cautelosa. “Hoje no Brasil a descriminação diminuiu muito e o negro tem conquistado seu lugar a nível pessoal e também profissional”, destacaram vários professores da rede municipal e estadual.
O debate ganhou ainda mais destaque quando o racismo ganhou um olhar mais amplo, lembrado de todo e qualquer tipo de racismo enfrentando não somente pelo negro, como sexualidade e a classe social.
Escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, assim como pais, professores, funcionários, autoridades, também se fizeram presente para conhecer melhor e também se manifestar sobre a importância da liberdade, e principalmente de dizer “não”, ao racismo, que mesmo diminuindo, ainda existe.


0 comentários:

Postar um comentário