segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Começa pagamento da metade do 13º salário a aposentados do INSS


Começa nesta segunda-feira (27) o pagamento da metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento de agosto, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.
O INSS inicia os depósitos da folha de agosto para os segurados que recebem até um salário mínimo e tem cartão com final 1 (desconsiderando-se o dígito). O pagamento para quem ganha acima do mínimo começa no dia 3 de setembro.
De acordo com o Ministério da Previdência, os depósitos serão interrompidos no dia 7 de setembro devido ao feriado de Independência. "Os segurados que possuem cartão com final 5 e 0 terão seus benefícios depositados no dia 10."
De acordo com a Previdência Social, serão contemplados com a atencipação 25,6 milhões de benefícios em todo o Brasil.
Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.
Consulta
O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet a partir desta segunda-feira. Qualquer dúvida em relação às datas de pagamento pode ser esclarecida por meio da Central 135, segundo indica a Previdência.
A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13º, representa uma injeção extra na economia de R$ 11,2 bilhões nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 23,8 bilhões do benefício mensal, diz o governo.
Exceções
Os aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício, mas há exceções.
A Previdência explica que, para aqueles que passaram a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado proporcionalmente.
Para os segurados que estão em auxílio-doença, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. "Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício", explica o governo.
Quem não recebe
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Informações: G1

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Comunidade São João Batista realiza festa alusiva à Semana da Família



A Comunidade Católica São João Batista, realiza nesse sábado (25) uma tarde de lazer alusiva a Semana da Família. O evento ocorre no salão Paroquial Padre Flavio Weissemann, a partir das 14h.

Toda a comunidade está convidada para a festa, cuja programação inclui apresentação de slides sobre a família, músicas diversas, teatro, poesias e confraternização. “Quem puder trazer um prato de doce ou salgado ajudará muito. Lembrando que no encerrando do encontro haverá Ação de Graças para as famílias”, relatam os organizadores.

Dia Municipal do Vinho é comemorado hoje


Foto: Divulgação


A 6ª edição do Dia Municipal do Vinho será comemorada hoje, 24, a partir das 19h, no Salão da Comunidade Santana, Colônia Maciel. Pelo sexto ano consecutivo a comunidade da Maciel organiza jantar a base da gastronomia e vinho produzido na própria localidade.
O evento conta com apoio de entidades de auxílio à agricultura familiar, como, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A região concentra inúmeras famílias descendentes de italianos que mantêm a tradição da fabricação de produtos coloniais como vinho, salame, queijo, massas entre outros.
Os ingressos para o jantar podem ser adquiridos com a Emater ou com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas.

Fonte: Site da Prefeitura de Pelotas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brigada Militar realiza ação de combate a criminalidade no Município


A Brigada Militar de Morro Redondo realizou na última semana duas operações de combate à criminalidade e a infrações de trânsito onde foram abordados 84 veículos dentre motocicletas, automóveis, caminhões, camionetes e outros.

Foram recolhidas duas motocicletas, com 12 veículos autuados, perfazendo um total de 20 autuações. A infração mais cometida foi de dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão com nove autuações, conseguinte Entregar ou permitir pessoa não habilitada com cinco, duas a licenciamento vencido e uma na falta de equipamento obrigatório (espelhos retrovisores em motocicleta), motociclista sem óculos de proteção e criança transportada fora de dispositivo de segurança adequado (cadeirinha). 

Foram confeccionados cinco Boletins de Ocorrências ao Crime de Trânsito de Entregar ou Permitir pessoa não habilitada cuja base legal figura no Art 310 do Código de Trânsito Brasileiro, destes três Termos Circunstanciados com marcação de audiência ao acusado.

Toda a operação realizada pela Brigada Militar, seja de trânsito ou em locais públicos (bares, praças etc), tendo como objetivo principal a segurança e a paz da comunidade morredondense e terão sua continuidade neste ano de 2012 em dias, datas, locais e horários diferentes.

Informações: Brigada Militar de Morro Redondo

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Prefeitura divulga edital para a contratação de Médico


A Prefeitura Municipal de Morro Redondo está com inscrições abertas para a contratação de um médico que irá atuar junto a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social do município.
As inscrições vão até o dia 24 de agosto. Para conferir o edital completo, clique aqui.

Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta terça


Começa nesta terça-feira (21) a propaganda eleitoral no rádio e na televisão para as eleições municipais deste ano. Os programas serão veiculados obrigatoriamente em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes que possuírem emissoras. Naquelas menores, poderá haver transmissão, desde que atendidas condições técnicas.

Para o primeiro turno das eleições (que ocorre no primeiro domingo de outubro, dia 7) o horário eleitoral vai até o dia 4 de outubro (na quinta). Nas cidades em que a disputa for para o segundo turno (com votação no dia 28 de outubro), a propaganda vai até o dia 26 de outubro.

A propaganda dos candidatos a prefeito e vice será veiculada às segundas, quartas e sextas das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já a propaganda de quem concorre a vereador vai ocorrer às terças, quintas e sábados, nos mesmos horários, segundo o fuso de Brasília.

Além das duas inserções de meia hora, partidos e coligações terão direito também a comerciais curtos ao longo da programação diária dos veículos, sem horário fixo.

Regras
Pela lei, são proibidas propagandas que degradem ou ridicularizem candidatos. A peça também não pode usar "meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais".


Cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre esses casos, quando provocada por meio de representações e reclamações. As sanções variam, e vão desde a perda do direito de veicular propaganda a multas de valores variados.

A propaganda eleitoral deve sempre mencionar o partido e será feita na língua portuguesa. Na propaganda para prefeito, a coligação deve informar as siglas de todos os partidos que a compõem. O nome do candidato a vice também deve aparecer, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do titular. Na propaganda para vereador, cada partido deve usar apenas a sua sigla sob o nome da coligação.

Informações: G1.com

sábado, 18 de agosto de 2012

É dia de vacinação

A Secretaria de Saúde e Assistência de Morro Redondo está realizando hoje a campanha de multi vacinação no Posto de Saúde Arthur Neubert.

O objetivo do Ministério da Saúde é conferir se vacinas estão em dia e fornecer doses as crianças menores de 5 anos em todo o País.

Pais ou responsáveis que por algum motivo não fizeram alguma das imunizações previstas têm até às 17h de hoje para levar as crianças juntamente com a carteirinha de vacinação.

Também estão sendo oferecidas 75 doses da vacina contra a gripe, segundo a Secretária de Saúde do Município.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cras realiza curso em Morro Redondo


Foto: CRAS

No dia 13 de agosto o Centro de Referencia e Assistência Social (Cras) de Morro Redondo realizou o curso de salgadinhos.
Ministrado pelo SENAC e em parceria com a prefeitura municipal de Morro Redondo, o curso contou com a participação de 16 mulheres 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Secretaria de Saúde recebe ambulância




A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SMSAS) recebeu nesta sexta-feira (10) uma ambulância que irá ajudar no atendimento que é realizado através da Prefeitura Municipal.

O investimento foi assegurado através do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo Nacional da Saúde (FNS) que tem a gestão do Ministério da Saúde, com o apoio das ações e serviços públicos em saúde (ASPS).

Para a secretária de saúde e assistência social Idelvani Tessmer, a nova ambulância é de grande importância para toda a comunidade que necessita do atendimento da secretaria municipal, além do aumento da demanda em Morro Redondo.

Crédito/Fotos: Letícia Santos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Coleta dos resíduos na zona rural de Morro Redondo



DATA
LOCALIDADES
31 de Agosto de 2012
São Domingos, Cachoeira, Rincão da Caneleira e RS 302
05 de Setembro de 2012
Santa Bernardina, Campestre, Santo Amor e Passo do Valdez
12 de Setembro de 2012
São Pedro, Corredor das Figuerinhas, Capela da Buena e Afonso Pena
19 de Setembro de 2012
Passo do Vieira, Cerro da Buena, Estrada da Costa
28 de Setembro de 2012
Colorado e Reserva

SEPARE OS RESÍDUOS:
  • Plásticos: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado;
  • Metal: latas de alumínio, latas de aço, tampas, tubos em pasta,cobre,alumínio;
  • Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagem de papel.

Observação: Em breve será divulgada a coleta do vidro.

Para o correto armazenamento dos materiais, eles devem passar por uma breve lavagem, para a retirada de restos de comida, gordura e outros contaminantes.

Acondicione em sacos e coloque na beira da estrada na noite anterior a coleta.
                  

Termina hoje prazo para solicitar segunda via do título de eleitor

Termina hoje (8) o prazo para os eleitores requererem a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral do país. Ao fazer a solicitação, o interessado deve informar o local onde pretende receber o documento. As eleições municipais ocorrerão nos dias 7 e 28 de outubro – primeiro e segundo turnos respectivamente – em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Para obter a segunda via, o eleitor deve se dirigir à zona eleitoral na qual está inscrito ou à Unidade de Atendimento ao Eleitor dos tribunais regionais eleitorais. Se estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá requerer a segunda via ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito.

O interessado em obter a segunda via deve procurar a zona eleitoral com a carteira de identidade ou o documento emitido pelos órgãos profissionais. Se não tiver o documento, pode apresentar as certidões de nascimento ou casamento.

Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 15.351 candidatos a prefeito, 15.491 a vice-prefeito e 442.179 a vereador em todo país. Em 81 municípios, com mais de 200 mil eleitores, pode haver segundo turno no dia 28 de outubro.

No total, são cerca de 140 milhões eleitores aptos a votar nas eleições municipais de outubro em todo o país. A previsão do TSE é que 252 mil eleitores que moram no exterior justifiquem a ausência na votação, pois não terão condições de comparecer às zonas eleitorais.

Informações: Agência Brasil

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Senado aprova PEC sobre exigência de diploma para jornalistas

O Senado aprovou em segundo turno a proposta de emenda à Constituição (PEC) que impõe a exigência de diploma para exercer a profissão de jornalista. A lei que obrigava os empregadores a exigir o diploma dos jornalistas foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal em 2009. Desde então, começou a tramitar no Senado a PEC para que o título de formação superior em comunicação social com habilitação em jornalismo voltasse a ser requisito obrigatório para os profissionais da imprensa.

A PEC dos Jornalistas, como ficou conhecida a proposta, foi aprovada em esforço concentrado dos senadores e, agora, segue para a Câmara dos Deputados, onde também precisará ser aprovada em dois turnos. Se não sofrer alterações durante o processo, a matéria será promulgada pelas mesas da Câmara e do Senado.

Utilidade Pública



Os moradores da Praça São Pedro, próximo a Prefeitura Municipal, reclamam de um cano que provavelmente tenha rebentado e está vazando muita água há quase dois dias nesta rua.
Nosso site tentou entrar em contato com a Corsan que tem escritório próximo ao local, mas ninguém foi localizado.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cascata é o grande campeão do campeonato colonial de Pelotas

Decisão: Independente x Cascata

Em um belo dia de sol no estádio Paulo Weisshann na parte alta da cidade, a equipe do Cascata se tornou bicampeã do campeonato colonial realizado pela Associação Colonial de Pelotas (ACP) em homenagem aos 200 anos da Princesa do Sul.

Os tricolores da cidade comemoraram o título na categoria reservas. E mesmo não conquistando o título na categoria de titulares, a festa se estendeu pela noite com carreata da torcida do Independente.


Confira os resultados e conheça os campeões:

CATEGORIA MIRINS: SANTA IRENE 0 X 0 MARÍTIMO - PENALIDADES: 4X5 - CAMPEÃO MARÍTIMO
CATEGORIA VETERANOS: SANTA IRENE 3X4 MARÍTIMO - CAMPEÃO MARÍTIMO
CATEGORIA RESERVAS: INDEPENDENTE 1X0 CENTENÁRIO - PENALIDADES: 5X4 - CAMPEÃO INDEPENDENTE
CATEGORIA TITULAR: INDEPENDENTE 0X1 CASCATA - CAMPEÃO CASCATA

Bom público no estádio Paulo Weisshann


domingo, 5 de agosto de 2012

É dia de decisão no campeonato colonial de Pelotas

Confira os jogos da grande decisão da ACP – Pelotas 200 anos:

09h Santa Irene x Marítimo  - Mirins

10h Santa Irene X Marítimo - Veteranos

12h Independente X Centenário - Reservas

14h Independente X Cascata - Titulares

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Venda de chips de TIM, Oi e Claro está liberada a partir de hoje

Anatel liberou as vendas, que estavam suspensas desde o dia 23. Agência prevê avanços nos serviços dentro de quatro a seis meses.

A venda de chips de celular das operadoras de telefonia Oi, TIM e Claro está liberada a partir desta sexta-feira (3), segundo autorizou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As operadoras estavam impedidas de vender novas linhas desde o dia 23 de julho nos estados onde tinham mais reclamações.
A punição às três empresas foi anunciada no dia 18 de julho pelo presidente da Anatel, João Rezende. O motivo foi o grande número de reclamações feitas por clientes à agência entre janeiro de 2011 e junho deste ano.
A liberação ocorreu depois que as operadoras apresentaram à agência planos de investimentos para solucionar os problemas na rede de telefonia móvel. De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, os planos apresentados somam R$ 20 bilhões nos próximos dois anos.
Os documentos devem ficar disponíveis no site da Anatel para que a população possa acompanhar o cumprimento das metas pelas operadoras.
Rezende disse que as melhorias do serviço não vão acontecer “da noite para o dia”, mas a expectativa da Anatel é que os clientes já possam sentir os avanços nesses serviços dentro de quatro a seis meses. “Vamos fazer um acompanhamento bastante fino para não permitir que a situação volte a ficar como antes da medida cautelar [que suspendeu a venda de chips]”, disse o presidente da Anatel.

Informações G1.com

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Temporal de granizo atinge Arroio do Padre


Foto: Tatiara Neitzke


No final da tarde desta terça-feira (31), um temporal de granizo atingiu o município gaúcho de Arroio do Padre. Na página do MetSul Meteorologia no facebook, disponível nesse link, usuários da rede social postaram fotos do cenário que causou surpresa a moradores da cidade, que também utilizaram o site para postagem de fotos.

De acordo com a Brigada Militar (BM) do município, duas casas tiveram prejuízos. Apesar de telhas quebradas pelo granizo, ninguém se feriu. Há indícios de danos também nas lavouras - que serão verificados na manhã desta quarta pela Secretaria de Obras. As regiões atingidas foram as colônias Progresso, Cerrito e Sítio. Ainda não se sabe números relacionados à precipitação, mas a chuva seguiu intensa também durante a noite.

Informações: Diário Popular