sábado, 27 de outubro de 2012

Produtores de pêssego da região Sul reúnem-se com Secretário


O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, reuniu-se, nesta quarta-feira (24), com os produtores de pêssego da zona rural de Pelotas. Em duas horas de conversa, os representantes dos sindicatos da indústria e dos produtores, de associações e de cooperativas do setor apresentaram algumas reivindicações e conheceram programas do Governo do Estado para o setor. O encontro foi na comunidade Vila Nova, 7° Distrito de Pelotas.
O Governo do Estado, segundo o titular da SDR, está criando políticas públicas para diversos setores, inclusive para o do pêssego. "Como estamos em um novo momento da agricultura familiar, com pensamento direcionado para a agricultura familiar do futuro, é fundamental que todos os produtores estejam preparados e aprendam a produzir, a agregar valor e a comercializar o próprio produto." Como exemplo, estimulou os produtores a produzir e a industrializar o produto com uma marca própria da região. "É uma alternativa para valorizar o pêssego produzido nesta localidade, além de ser mais um fator gerador de emprego e renda".
Pavan também orientou os produtores a participar de feiras da agricultura familiar que ocorrem em todo o Rio Grande do Sul. "As feiras são a principal vitrine para novos mercados", afirmou. Junto com estas feiras, ele disse que o governo tem montado estratégias agressivas para colocar diversos produtos no mercado. Entre elas, citou a descentralização do abastecimento da Ceasa (Centrais de Abastecimento do RS), cuja proposta é implantar pontos de comercialização da produção regional em cidades polos do Estado. A produção excedente iria para a Ceasa central, em Porto Alegre.
A inclusão do pêssego na merenda escolar, abertura de novos mercados, melhorias na qualidade de energia e nas estradas para escoar a produção foram alguns pontos levantados pelos representantes do setor. A falta de comercialização do produto, dentro do próprio município de Pelotas, foi outra reclamação dos produtores.
O titular da SDR apresentou mais alternativas para estimular os produtores da região do pêssego em Pelotas, que estão sendo implantadas no Estado, como os programas institucionais Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Segundo dados da gerente regional da Emater, Karin Peglow, que participou da reunião, existem cerca de 1.300 produtores de pêssego na região, especialmente, nos municípios de Morro Redondo, Canguçu e Pelotas. "É um número expressivo de produtores que, também, passarão a ter atendimento ainda mais qualificado da Emater, a partir da ampliação do número de técnicos para esta região".
Fonte: Secom

0 comentários:

Postar um comentário