quinta-feira, 26 de abril de 2012

Região Sul define propostas para o orçamento de 2013


Crédito Foto: Diário Popular


Mais de três horas após o início da audiência pública, no auditório Dom Antônio Zattera da UCPel, em Pelotas, para discutir as propostas para o orçamento de 2013 do Estado, a população da Zona Sul finalmente entrou em consenso e definiu as dez áreas para investimentos, o percentual de distribuição dos recursos em cada uma e elegeu os três membros que irão representar a coordenação regional. A composição ficou assim estabelecida: Luís Weber - representante da Fetraf-Sul em São Lourenço, Ândrio Aguiar - secretário de Educação de Canguçu, e Albio Bunilha - da Brigada Militar.
Depois de muitos debates entre os participantes a distribuição de recursos ficou em 6% para o Desenvolvimento Econômico, 8% para o Desenvolvimento Rural, 15% Saúde, 16% Segurança Pública, 12% Irrigação, 5% Turismo, Esporte e Lazer, 8% Desenvolvimento Social e erradicação da pobreza, 8% Desenvolvimento Urbano e Saneamento, 10% Infraestrutura e Logística e 12% para Educação básica, profissional e técnica. Em relação ao percentual do ano passado houve redução em algumas áreas para que outras pudessem ser beneficiadas pela primeira vez. 
Disputa saudável

Neste ano, as definições ocorreram somente nesta segunda etapa, já que no dia 16, na primeira reunião, devido à expressiva participação da população e de autoridades que puderam fazer uso da palavra, o cronograma não pôde ser cumprido na totalidade.
Conforme a vice-presidente do Corede-Sul, Roselani Sodré da Silva, o importante é que a decisão do Processo de Participação Popular e Cidadã (PPPC) foi estabelecida coletivamente. 
Na primeira fase dos trabalhos o governo do Estado apresentou a realidade financeira do Estado e se comprometeu em não diminuir os recursos para 2013. Devem ser mantidos pelo menos R$ 13 milhões para investimentos. O PPPC será realizado entre abril e setembro deste ano.

Fonte: Diário Popular

0 comentários:

Postar um comentário