Nesta sexta-feira (16) o promotor de justiça José Olavo Bueno dos Passos esteve em Morro Redondo onde realizou uma palestra para os profissionais da educação no município.
O compromisso dos professores na escola, formação do processo pedagógico e responsabilidade dos pais, foram alguns dos principais pontos abordados pelo promotor no encontro que aconteceu no Centro de Eventos da cidade.
Segundo José Olavo o professor é um formador de opinião que precisa estar atualizado com os novos sistemas de ensino. “É preciso que o professor enfrente as dificuldades com amor a sua profissão, pois o aluno começa a formar a sua opinião, de acordo com aquilo que aprende em sala de aula”, comentou.
Outro assunto destacado foi à dificuldade dos professores em lidar com alunos especiais, pois muitos profissionais da educação não tiveram em sua formação a capacitação necessária para desempenhar tais atividades.
Para o promotor o professor não é um super-homem. Dentro das suas condições o educador realiza as suas atividades e é pensando nisso que hoje existem as chamadas salas de recurso que desenvolvem um trabalho especializado com alunos especiais.
O papel dos pais também foi debatido entre os educadores que acreditam que a educação que vem de casa é primordial para o crescimento do aluno.
José Olavo afirmou ainda que o convívio entre a comunidade escolar é um fator fundamental para o processo de formação do aluno. Se os pais não acompanham a vida escolar dos filhos, o processo não tem êxito, revelou.
Ainda sobre as penalidades que devem ser aplicadas aos pais que não cumprem com o seu papel, prejudicando a formação escolar de seus filhos, o promotor relata que o Conselho Tutelar deve ser imediatamente comunicado para que sejam tomadas as medidas necessárias.
Participaram da palestra, professores das escolas Alberto Cunha, Vitor Russomano, José Pinto Martins e Nosso Senhor do Bonfim, e também da escola de educação infantil Darci Adam.
Entre as autoridades presentes estiveram, a secretária municipal de Educação e Cultra Idolésia Lucas Franceschet, a vereadora Angelica dos Santos Milech e os Conselheiros Tutelares da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário