quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Associação de Recicladores: Um projeto que deu certo




Com o objetivo de separar, triar e comercializar foi criada a Associação de Recicladores de Morro Redondo em abril de 2010 através do apoio dado pela Prefeitura Municipal de Morro Redondo.
A Associação localizada no Passo do Valdez (local cedido pela Prefeitura), conta com quatro pessoas que realizam a separação do lixo que é coletado na zona urbana e rural.
Com o incentivo pelo trabalho os associados recebem da Prefeitura um subsídio mensal, e também recebem parte do lucro gerado pela Associação de Recicladores.
Há alguns anos um grupo de funcionários públicos mantinha a Associação que com o tempo passou a ser administrada pelo Centro de Recuperação Shekinah, e hoje é novamente administrada por seus associados.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Natali Rodrigues todo o lixo que chega ao local é separado. “O que pode ser reciclado é enfardado e vendido. Já o lixo que não pode ser reaproveitado vai para o aterro sanitário no município de Candiota. Estes aterros sanitários são aqueles que possuem tratamento, e como o custo para mantê-lo é muito alto, o município leva para um já existe em outra cidade”.
Para atender a nova política nacional dos resíduos sólidos implantada em 2010 a Prefeitura firmou convênio com a Associação para que o material que não pode ser reciclado possa ser enviado ao aterro sanitário.

Confira o balanço da Associação feito de abril a novembro de 2011:
Resíduos Coletados: 187 toneladas
Encaminhado ao aterro sanitário: 145 toneladas
Resíduos Reciclados: 42 toneladas

De acordo com os números, 23% do material foram enviados a central de triagem, o que de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), é a cima da média nacional que fica em torno de 13% ao ano.

0 comentários:

Postar um comentário