domingo, 30 de janeiro de 2011

Macabros comemoram 10 anos



Depois de 10 anos, pela primeira vez uma turma de alunos formandos de ensino médio do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim, realizou um encontrão dos “Macabros”, nome criado pela turma ainda no 3º ano do Colégio.
Os ex-colegas estiveram reunidos no Point Bar na noite deste sábado (29) para matar a saudade e dar boas risadas do tempo em que passaram no Colégio, e em que fizeram grandes amizades acima de tudo.
A idéia foi comemorar os 10 anos de formatura do Colégio Bonfim, e lembraram emocionados uma época que passou, mas que com certeza ficará na lembrança de cada um deles.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Toma posse a nova diretoria da ASSEM


A Associação Estudantil (ASSEM) de Morro Redondo empossou em assembléia geral na última quinta-feira (27), a nova Diretoria para os próximos dois anos.


Confira:
Presidente: Pablo Luã Büttow
Vice-Presidente: Luiz Fagner dos Santos
1º Secretário: Luiz Otávio Stteffenmunsberg Grillo
2º Secretário: Liane Ludtke
1° Tesoureiro: Airton Gütts
2° Tesoureiro: Rafael Borges Lüdtke
Conselho Fiscal Titulares: Matheus Müller, Diego Duarte, Marcelo Tessmann
Conselho Fiscal Suplentes: Jaime Henrique, Marcelo Piske, Laerto Rädtke

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Presidente da Emater/RS participa de assembleia da Famurs

Foto: Assessoria Emater/Ascar


Mais de 300 prefeitos do Estado estiveram, na tarde desta sexta-feira (28), em Capão da Canoa, na assembleia geral de verão da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O presidente da Emater/RS, Lino De David, participou do encontro onde falou sobre a necessidade de preparação dos líderes municipais para enfrentar, junto com a população, os problemas decorrentes das mudanças climáticas.
A mesa de discussões foi conduzida pelo presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanquin e os prefeitos de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, e de Tapera, Ireneu Orth.
Lino de David apresentou os impactos da estiagem nas áreas de arroz, fruticultura, bovinocultura de corte, leite, entre outros. Segundo o agrônomo, o maior problema se registra na área de bovinocultura porque 65% do rebanho do estado estão na região que tem o índice mais baixo de chuvas e que os reflexos disso serão sentidos não só neste, mas também nos próximos anos.
O presidente da Instituição ressaltou ainda que a irrigação no meio rural poderia trazer resultados a curto prazo para as atividades econômicas de maior rentabilidade de área por hectare, mas não seria a solução a longo prazo. “Precisamos pensar em ações em dois grandes eixos: políticas públicas e desenvolvimento econômico do Estado”, completou.
Durante o encontro Zanquin propôs ao presidente da Emater/RS a revisão dos valores dos convênios entre a Instituição e as prefeituras. David definiu com o grupo que será repassado, neste ano, o valor do IGP-M mais 2% nos convênios e que os outros 2% serão renegociados no valor a ser pago no próximo ano. 

Fonte: Emater/RS - Ascar

Assumem os novos gerentes regionais da Emater/RS-Ascar


Os dez escritórios regionais (Esregs) da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul contam, desde a última semana, com novas gerências. O atual quadro foi anunciado pelo presidente Lino de David durante a cerimônia de sua posse à frente da Instituição, dia 19, em Porto Alegre. Esta semana o grupo assumiu os cargos em seus respectivos municípios, com a responsabilidade de levar as políticas da nova gestão até os públicos prioritários da extensão rural gaúcha. Confira a relação da região de Pelotas:

A nova gerência do escritório regional de Pelotas é composta por Karin Peglow     e César Demenech, como adjunto. Karin ingressou na Emater/RS-Ascar em 2002, no Núcleo de Desenvolvimento Social do escritório central. Atuou também nos escritórios de Morro Redondo e São Lourenço do Sul, como extensionista de bem-estar social. César é engenheiro agrônomo e, antes de  assumir como gerente adjunto, desenvolveu atividades no escritório municipal de Canguçu.


Fonte: Emater/RS - Ascar

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Chuva forte causa falta de energia elétrica


Problema pode ter ocorrido em alguns transformadores

A forte chuva que caiu ontem na cidade, deixou uma boa parte da Avenida Jacarandá sem energia elétrica por aproximadamente quatro horas.
A chuvarada que começou a cair por volta das 19h, levou cerca de uma hora para cessar. Não há informações de estragos na zona urbana e rural do município.

Confira algumas imagens feitas após a forte chuva:

Arco-íris apareceu timidamente

E quem diria que choveu...




quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ASSEM informa

Acontece nesta quinta-feira (27), às 20h30, a Assembléia Geral para a troca de Diretoria para o Biênio 2011/2013 da Associação Estudantil de Morro Redondo (ASSEM).
Todos os associados da ASSEM estão convocados a participar da Assembléia que acontece na Câmara Municipal de Vereadores de Morro Redondo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vereadores viajam a Capital




Entre os dias 19 e 21 de janeiro, os vereadores Neri Leal, Silvia Wahast Islabão e Angélica dos Santos Milech, estiveram em Porto Alegre para participar de encontos que foram promovidos durante a semana na capital do Estado.
O vereador Neri Leal atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Morro Redondo participou de Curso Técnico destinado a presidentes, vereadores, e assessores das Câmaras do Rio Grande do Sul.
Já as vereadoras Angélica e Silvia, participaram do Encontro Brasileiro de Legislativos com base no tema “O Brasil que saiu das urnas”, realizado no teatro Dante Barone na Assembléia Legislativa.
Com assuntos voltados para a participação popular, finanças públicas municipais, reforma política, alterações na legislação eleitoral, ficha limpa e lei da improbidade, o curso segundo a vereadora Silvia Wahast Islabão teve como objetivo aprofundar o debate sobre as análises técnicas jurídicas com a cooperação entre os parlamentos, e poderes legislativo federal, estadual e municipal, afirmou.
Já para a vereadora Angélica dos Santos Milech, a ida a capital foi fundamental na busca de engajamento com as principais lideranças do Estado que estiveram presente como o governador Tarso Genro e seu vice Beto Grill. “O encontro nos faz perceber que estamos no caminho certo, com a convicção de que estamos à disposição da população 24 horas, e com isso precisamos buscar mais forças para lutar por melhorias”, concluiu.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Educação em destaque


E começou a briga por um lugar nas Universidades Federais de todo o país.

O Ministério da Educação divulgou que mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) até o meio-dia desta quarta-feira (19). O MEC afirma que o processo de inscrição está normalizado e  diz que até as 23h59 desta quinta-feira (20), quando termina o prazo, todos os estudantes terão conseguido se increver no programa que seleciona para mais de 83.125 vagas em em instituições públicas de educação superior.
Em nota o Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (18) reconhecendo que após a manutenção do site do sistema, na noite de segunda-feira (17), estudantes conseguiram ter acesso a páginas e dados de outros candidatos. O MEC assegura, no entanto, que não era possível navegar na página e alterar os dados cadastrais de terceiros.
O curso de bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC) foi o mais procurado pelos estudantes até o momento e já registra 12.275 inscrições para 1,5 mil vagas disponíveis. O segundo curso com maior número de inscritos foi o de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE), com 10.414 candidatos disputando 300 vagas.
Em terceiro e quarto lugar da lista dos mais procurados, aparecem dois cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): medicina e direito. O quinto curso com maior número de inscritos até a manhã de quarta-feira, é de medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na sexta-feira (21) e não mais na quarta-feira (19) como havia sido confirmado pelo Ministério da Educação (MEC), e encerram-se no dia 25 de janeiro. O programa oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas. A mudança ocorre devido à prorrogação do prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para as 23h59 de quinta-feira (20).





















quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ACP dá o ponta pé inicial para a temporada 2011


Ontem a noite a Associação Colonial de Pelotas (ACP) esteve reunida com os seguintes clubes:
Cascata , Arroio do Padre , São José , Retiro , Sanga Funda , Santa Irene , Índio , Independente , 03 de Maio.
Entre os principais assuntos tratados, esteve à apresentação aos Clubes de uma amostra  de todo o trabalho realizado pela  Diretoria do atual Presidente Geraldo Bosenbecker desde início de sua gestão em 2007 até 2010.
Foi apresentado também o Projeto Colonial 2011 alusivo aos 45 anos da ACP, em que os clubes tiveram a oportunidade de escolherem o fardamento no catálogo oferecido pela Panthus Sports.
A realização do campeonato que conta com três categorias, Reservas , Veteranos e Titulares, tem como data de início o dia 20 de fevereiro, já a  liberação para inscrição  de atletas ocorre até o dia 24 de janeiro.

Lideranças decidem endurecer jogo para conquistar credenciamento do Laboratório de leite

 Uma decisão de caráter político que vai trazer mais competitividade ao leite produzido na região e que poderá beneficiar desde a cadeia produtiva do setor lácteo até o consumidor final. As lideranças da região definiram ontem (12), durante reunião na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas, que vão trabalhar incessantemente para credenciar o Laboratório Técnico de Qualidade do Leite da Embrapa Clima Temperado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para emissão de laudos oficiais.
Segundo o chefe geral da Embrapa, Waldir Stumpf Jr, o laboratório, instalado desde o ano de 2005, tem capacidade para analisar 30mil amostras mensais prestando apoio ao controle dos rebanhos, o que irá permitir melhorias significativas no padrão de qualidade do produto. A unidade, segundo Stumpf, possui um analisador da Composição Físico-Química do Leite e o Contador de Células Somáticas, o que permite a perfeita aferição de gordura, proteína, lactose, sólidos totais, contagem de células somáticas e contagem bacteriana.
“Temos recebido várias solicitações no que tange à rápida operacionalização da unidade, tanto de cooperativas ligadas ao setor como de agrupamentos de produtores assentados de reforma agrária, os quais são atualmente obrigados a enviarem as amostras para um laboratório particular instalado na Universidade de Passo Fundo (UPF), única credenciada para atender todo o estado”, complementou.
COMPETITIVIDADE – O superintendente da Cosulati, Jones Raguzzoni, lembrou que atualmente a Cosulati está enviando cerca de seis mil amostras mensais para Passo Fundo, com gastos superiores a R$ 300mil. Ele ainda lembrou do potencial da pecuária leiteira instalado na região e da aposta da cooperativa no setor que tem à disposição uma fábrica com capacidade de produzir um milhão de litros leite/dia e, no momento, em função de entraves burocráticos com o caso do laboratório e as ineficiências de políticas agrícolas para apoiar os produtores rurais no incremento de suas produções. Raguzoni, no entanto, revelou acreditar na reversão do quadro para o desenvolvimento do estado, que tem em sua matriz o setor primário, com foco na pecuária de leite e corte.
AÇÕES - A partir desta quinta-feira, a secretaria executiva da Azonasul vai iniciar contatos com Brasília para marcar audiência junto ao MAPA, tendo como pauta exclusiva a questão do credenciamento. A Embrapa também aguarda para os próximos dias a realização de uma segunda vistoria, referenciada pelo próprio Ministério, que poderá oferecer uma concessão prévia para execução de trabalhos. A expectativa do presidente Cássio Mota, prefeito de Canguçu, é de que a articulação política da região, aliada ao embasamento técnico, que está sob a responsabilidade da Embrapa, poderá oferecer um desfecho positivo a curto prazo.


Fonte: Azonasul

domingo, 9 de janeiro de 2011

Paróquia Nosso Senhor do Bonfim recebe novo Pároco


Para atender algumas necessidades pastorais importantes na Diocese, o Conselho de Presbíteros, juntamente com o Bispo Diocesano, concretizou um remanejamento de forças presbiterais, que já começou a ser efetivado em 2011.
Em Morro Redondo a Paróquia Nosso Senhor do Bonfim que pertence a Comarca de Canguçu recebe o pároco Florenço Lunelli que irá comandar os trabalhos nos próximos anos na cidade.
Já o pároco Luiz Boaro que esteve a frente da Igreja Católica em Morro Redondo durante alguns anos foi designado para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do município de Canguçu.
Na comunidade religiosa a expectativa é de que o novo pároco possa realizar um bom trabalho no município assim como fizeram os demais padres que já passaram por aqui, e através da população fica o desejo de boa sorte ao mais novo morador da pequena cidade.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CTG Cancela Grande recebe homenagem da Azonasul

Foto: Azonasul


No mês de dezembro em cerimônia realizada pela Associação dos Municípios da zona sul (Azonasul), para comemorar o fim de 2010 entre os 22 municípios da região, Morro Redondo mais uma vez esteve representado através da cultura gaúcha.
Assim como os demais prefeitos municipais, que prestaram suas homenagens a quem foi destaque em 2010 dentro de seu município. Rui Valdir Otto Brizolara, prefeito de Morro Redondo, concedeu ao patrão do CTG Cancela Grande Émerson Rogério Rösler a outorga de reconhecimento pelo trabalho realizado em Morro Redondo.
Para o prefeito Brizolara a decisão de prestar a homenagem ao patrão do CTG Cancela Grande traduz a felicidade de uma comunidade inteira como pais que hoje vêem seus filhos aprendendo a cultivar as tradições gaúchas.
Segundo a assessoria de imprensa da Azonasul, para cada um dos 22 homenageados foi entregue um troféu esculpido em bronze que tem o formato estilizado do mapa do Rio Grande do Sul, com destaque para a Zona Sul gaúcha. A peça é sustentada através de base de granito, representando a solidez da entidade que congrega as prefeituras da região há 46 anos e articula ações coletivas em prol da municipalidade.
Já para o patrão Rösler, o reconhecimento do Prefeito Municipal através da Azonasul, é gratificante. “Poder contar para todos os municípios da região sul, um pouco da tradição da cidade e colocar o CTG em destaque, é muito importante para toda a família do Cancela Grande”, finalizou Rösler.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Municípios decretam situação de emergência


A falta de chuva já começa a afetar inúmeros municípios da região. Os prejuízos preocupam principalmente agricultores e famílias que moram na zona rural. Algumas cidades já decretaram estado de emergência e nesta segunda-feira (3) Bagé inicia o racionamento de água de 12 horas diárias. Ainda nesta segunda mais dois municípios também podem decidir pelo decreto. Balanço feito pelo Diário Popular com as prefeituras da região no final de semana confirmou que o quadro deve se agravar nos próximos dias caso não seja registrada chuva. Confira:

Morro Redondo
O quadro ainda é tranquilo no município, informou o prefeito Rui Brizolara (DEM). No entanto, algumas propriedades do interior já apresentam problemas com o abastecimento de água. Se voltar a chover nos próximos dias a situação deve permanecer normal na região e nas safras, destacou Brizolara.
Canguçu
O Conselho Municipal de Defesa Civil (Conde) irá se reunir hoje com a Emater e a Secretaria de Agricultura para fazer uma avaliação da situação. Na cidade a grande preocupação é em torno dos reservatórios pequenos. “O quadro está ficando crítico. Já houve perdas de milho e feijão e estamos utilizando as retroescavadeiras para fazer poços”, informou o prefeito Cássio Luiz Motta (PP).
Pedro Osório
Segundo o prefeito de Pedro Osório, César Roberto de Brito (PT), caso não chova durante as próximas duas semanas a produção de milho, soja e melancia ficará muito comprometida. Porém, o abastecimento de água na região ainda está normal. O problema todo é na zona rural. No momento a estiagem já prejudica a produção de leite e as lavouras, o que gera um grande prejuízo.


Fonte: Diário Popular