quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Colégio Bonfim passará a ter ensino médio diferenciado




O Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim, em parceria com a 5º Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu no dia 9 de novembro um encontro com professores, alunos, pais e funcionários para analisar o novo método de ensino que será aplicado a partir de 2012 a nível nacional.

 Realizado no salão da comunidade Advento, o encontro contou com a presença de uma equipe técnica da 5º CRE de Pelotas que explanou sobre o novo método de ensino que será implantado em todas as escolas estaduais do Estado.

Para o senhor Silio de Almeida Machado, um dos palestrantes da 5ºCRE, o objetivo do encontro foi de promover uma conversa com todas as pessoas da comunidade escolar para explicar o que de fato passará a acontecer em 2012.

O novo método de ensino chamado ensino médio politécnico tem como função capacitar o estudante para a realidade das universidades e em consequência para o mercado de trabalho.

Alguns professores da escola questionaram o novo método, e acreditam que a mudança pode afetar profundamente o corpo docente da escola. Já para outros o ensino politécnico só tem a contribuir para a educação dos jovens e que se der certo o que por enquanto está só no papel, o projeto será muito importante e bem vindo.

Com a mudança os professores também passarão a ter uma carga horária diferenciada no ano que vem. A ideia é dividir os horários entre a formação geral do aluno com base nas principais áreas do conhecimento (já existente), e a parte diversificada que será a grande novidade.

Na parte diversificada os professores irão trabalhar em conjunto em determinados projetos que deverão ser elaborados pelos alunos, como saúde, educação, esporte, lazer entre outros que digam respeito a realidade do município.

O objetivo é fazer com que o estudante utilize o seu tempo fora da escola para refletir o conteúdo aplicado em sala de aula e assim, utiliza-lo no seu cotidiano, permitindo uma visão mais ampla também do mundo do trabalho e proporcionando ao aluno não apenas o domínio do conhecimento técnico, mas também fazendo valer a relação da teoria com a prática educacional.

Segundo Silio, a proposta que ainda deverá passar por aprovação até o da 15 de dezembro, vem sendo debatido a vários anos. “O novo método de ensino já deveria ter sido implantado desde 1996”, informou.

Para a direção da escola, o novo método tem tudo para ser um sucesso, e fazer com que os alunos estejam ainda mais capacitados para quando saírem do Colégio e forem ingressar em uma faculdade ou até mesmo no mercado de trabalho.




0 comentários:

Postar um comentário