terça-feira, 22 de novembro de 2011

Campanha contra o câncer de pele é sucesso em Morro Redondo



No último sábado (19) a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SMSAS) de Morro Redondo promoveu a campanha de prevenção, detecção e tratamento de câncer de pele.
Através da parceria feita com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e os estudantes da liga Acadêmica de Oncologia (LAO) a campanha levou mais de 100 pessoas ao posto de saúde Arthur Neubart.
Coordenados pela professora e doutora em dermatologia Maria Gertrudes Fernandes Neujebauer, cerca de 20 estudantes prestaram atendimento aos pacientes no que diz respeito ao diagnóstico e devidos encaminhamentos necessários de acordo com a necessidade de cada um.
Segundo a secretária municipal de saúde Idelvani Tessmer, a mesma foi procurada pela coordenação da UFPel, para ser realizada a campanha que acontece nos municípios do interior.
“Com a grande demanda existente em Morro Redondo para dermatologia, onde o atendimento através de Pelotas se torna demorado, vimos uma ótima oportunidade com a vinda do projeto para a cidade”, comentou a secretária.
Além do atendimento feito ao longo de toda manhã a população também foi submetida a um processo de conhecimento da doença, no sentindo de provocar reações nos pacientes sobre as causas e as formas de prevenir o câncer de pele.
Para a doutora Maria Gertrudes, de acordo com os atendimentos feitos em Morro Redondo o índice de possibilidade de várias pessoas que passaram pelo Posto conter a doença é grande e alarmante.
Em entrevista ao Morro Redondo Online ela ainda falou que possivelmente os fatores da doença aqui no município se devem ao trabalho agrícola e a forte colonização alemã do município.
Após a consulta os casos que necessitavam de acompanhamento foram encaminhados para a Faculdade de Medicina no município de Pelotas, onde serão avaliados.
A secretária de saúde aproveitou a oportunidade para agradecer aos funcionários do posto que estiveram presentes dando todo o suporte para as pessoas que vieram de várias localidades da cidade.
Para prevenir o câncer de pele a exposição ao sol deve ser evitada no período das 10h às 16h e mesmo durante o horário adequado é necessário utilizar algumas proteções como:
- Chapéu
- Guarda-sol
- Óculos escuros
- Protetor solar com fator de proteção de no mínimo 15, diariamente.

Fotos: Letícia Santos/MRonline

0 comentários:

Postar um comentário