quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Abertura da colheita do pêssego é na sexta



A prefeitura de Morro Redondo promove na sexta-feira (2), na Colônia Colorado, propriedade de Edemar Flügel, às 14h30min, a Abertura da Colheita do Pêssego Safra 2011, na Região de Pelotas. O evento tem o apoio da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Embrapa Clima Temperado, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Azonasul, prefeituras de Cerrito, Canguçu, Pelotas e Arroio do Padre e sindicatos de Trabalhadores Rurais.
As informações do Sistema de Alerta levam a uma expectativa de boa safra, devido aos fatores de produção favoráveis, monitoramento e controle da mosca das frutas feito pelos fruticultores. A produção de pêssegos tipo indústria na Região de Pelotas (Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Jaguarão, Morro Redondo, Pelotas, Piratini e São Lourenço do Sul), segundo a Emater/RS-Ascar, está em torno de 6,7 mil hectares e uma produção estimada superior a 54 mil toneladas, envolvendo 1.368 produtores.
O agricultor Edemar Flügel possui 30 hectares de pêssegos, com cerca de 24 mil pés. A família planta também dois hectares de maçã, dois de abóbora e possui 12 hectares de preservação. A mão de obra familiar conta com o trabalho da esposa e um casal de filhos. Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Edgar Nörenberg, a produção de pêssego tem grande importância econômica, histórica, cultural e social na Região Sul do Estado. Na região, concentra-se um importante parque fabril, que gera 2,5 mil empregos diretos, além da grande ocupação de mão de obra diretamente na produção.

Diário Popular

0 comentários:

Postar um comentário