quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pêssego: Mdic entrará em ação para garantir cumprimento de acordo



O governo brasileiro deverá interceder a favor do cumprimento do acordo internacional de comércio que regula a entrada de pêssego em conservas no mercado nacional. Na segunda-feira (12), a secretária de Comércio Exterior do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Tatiana Prazeres, reuniu-se com o deputado federal Fernando Marroni (PT) para discutir o assunto e analisar o documento elaborado pelo Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel) sobre a entrada do pêssego importado no Brasil.
Durante o encontro a secretária garantiu ao parlamentar uma postura firme do ministério com relação ao cumprimento do acordo e por outro lado mandou um recado tranquilizador aos industriais e produtores da região sul do Estado: “desde 2008 a indústria argentina nunca descumpriu as cotas estipuladas no acordo”. 
A partir disso, o ministério deverá refazer contatos com o sindicato das indústrias de conservas argentinas e com o Sindocopel e, caso houver necessidade, promoverá uma reunião entre as duas partes. O presidente do sindicato gaúcho, Paulo Crochemore, esclarece que basta o governo fiscalizar a entrada do produto importado para que a tranquilidade volte ao setor.
O acordo firmado há três anos prevê a entrada anual de 10,5 milhões de latas de pêssego importadas da Argentina no mercado brasileiro. O temor dos produtores e industriais gaúchos reside no fato de que em 2011 já foram importados 7,3 milhões de quilos do produto e isso equivale a nove milhões de latas.

Fonte: Diário Popular

0 comentários:

Postar um comentário