quinta-feira, 12 de maio de 2011

Parabéns Morro Redondo, 23 de Emancipação




Por volta de 1865, os agricultores de origem alemã foram os primeiros a se estabelecer no então 8º distrito de Pelotas. Mais tarde vieram os imigrantes italianos, além dos mestiços, portugueses da região dos açores e também os pomeranos.
Os primeiros comércios estiveram localizados na localidade do Passo da Valdez que hoje fica localizada no interior do município. Erguido a partir do loteamento de sesmarias (13063 hectares cada) pertencentes a portugueses, Morro Redondo iniciou sua colonização com a chegada de seus imigrantes.
A imigração italiana teve início em 1875, com o loteamento de terras pertencentes ao portugues Afonso Pena, originando mais tarde a atual colônia Afonso Pena. O primeiro núcleo de colonizadores alemães e pomeranos estabeleceu-se na atual colônia São Domingos no ano de 1886 com o loteamento das terras pertencentes ao político José Domingos de Almeida. O fluxo de colonização alemã progrediu até 1892.
Com o suor do trabalho colonial agrícola os imigrantes que aqui chegavam, assim como famílias que vinham de outros lugares da região começavam a sentir a necessidade de emancipação do lugar que necessitava de melhores condições de vida.
Por volta de 1987 um grupo de moradores formou uma comissão de emancipação que se uniu para que um plebiscito com o desejo de emancipação política do local fosse concretizado, o que aconteceu em 1988 através de 1738 votos através do ato.
Assim a primeira eleição municipal aconteceu no dia 15 de novembro de 1988 e foram eleitas para os cargos executivo e legislativo as seguintes pessoas: Valdino Krause e Antônio Carlos Bandeira que ocuparam os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, e as nove cadeiras ocupadas na Câmara Municipal foram: Claudio Antônio Mello da Silva, Iloni Tavares, José Ronaldo da Silva Amaral, Jair Nizolli dos Santos, Leny Esteves Waltzer, Paulo Gilberto Costa Gomes, Rui Valdir Otto Brizolara, Willi Becker e Zilda Demari Boteselle. A posse dos eleitos aconteceu no dia 1 de janeiro de 1989.
Com uma área territorial com 245 Km², e com uma população de 6.227 habitantes, Morro Redondo, localizado no bioma pampa tem como suas maiores potencialidades a produção do pêssego, fumo, frango. Plantação de milho, feijão e outros produtos do setor também são produzidos no município, através da agropecuária da indústria e dos serviços em geral.
Com uma área composta por bosques nativos, que ao longo do tempo foram sendo reduzidos pela ocupação humana, na localidade pode-se verificar a presença de açoita-cavalo, pitangueiras e canela. Além dos campos com vegetação rasteira e herbácea (pampas), o florestamento também se faz presente por meio de espécies exóticas, como eucaliptos, pinhos e acácias.
Com uma topografia e um clima de região serrana, Morro Redondo possui diversos locais propícios para o turismo como a charmosa cachoeira, assim como os artesanatos e comidas típicas deixadas pelos imigrantes que despertam a curiosidade de pessoas de outras localidades da Região e do Estado.
E para aqueles que pensam que em cidade pequena não existi cultura assim se engana. Com grupos de canto e dança, coral paroquial, futebol amador e invernadas artísticas a terra que tem como slogan “A nosso Serra”, tem atrativos para quem vive e para aqueles que reservam um tempinho para conhecer a aconchegante cidade.

0 comentários:

Postar um comentário