terça-feira, 22 de março de 2011

Mobilização garante avanços a fumicultores

Mais de cinco mil pessoas participaram ontem (21) de mobilização promovida por Fetag e Afubra, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Reunindo produtores de todas as regiões fumageiras do Estado, as entidades representativas protestaram pelo não-cumprimento dos acordos por parte da indústria, o que fez com que Fetag, Afubra, Farsul, Famurs e Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo entregassem uma pauta com reivindicações dos produtores de tabaco. Os produtores e entidades realizaram assembleia, criaram comissões e visitaram cinco empresas – Souza Cruz, Alliance One, Universal Leaf, JTI Kannenberg e Phillip Morris, obtendo algumas respostas significativas para os seus pleitos. Um grupo ainda teve audiência com o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.
O presidente da Fetag, Elton Weber, destacou que a mobilização foi fruto dos problemas sentidos e vividos pelos produtores, e disse que as indústrias assumiram o compromisso de comprar toda a produção contratada, independente do volume, além de assegurarem o pagamento em quatro dias úteis após a entrega, sem vinculação com os insumos da próxima safra.
Ao mesmo tempo, o vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, lamenta que a classificação do fumo, no que se refere à rigidez adotada pelas indústrias, tem ocasionado perdas de 30% no preço recebido, se comparado à safra passada e não teve avanços significativos. Em assembleia, ficou definido que as entidades vão acompanhar a classificação do tabaco e, se necessário, adotarão novas medidas. Já o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, assumiu o compromisso de levar a pauta de reivindicações a toda indústria fumageira.

As reivindicações
Compra por parte da indústria, de toda a produção de tabaco safra 2011, dos produtores cadastrados junto às mesmas;
Classificação e pagamento do tabaco respeitando padrões médios da última safra;
Cumprimento de todas as cláusulas constantes no protocolo firmado entre indústrias e representação dos produtores, para a safra 2011;
Toda e qualquer mudança na política de comercialização, deverá ser discutida previamente com a representação dos produtores;
Início da discussão sobre a próxima safra (2011/2012), até o dia 15 de abril de 2011; e
Audiência com os diretores presidentes das indústrias fumageiras, para discutir a cadeia da fumicultura no Estado.

0 comentários:

Postar um comentário