quinta-feira, 17 de março de 2011

Certificação do Lableite pelo Ministério da Agricultura deve ocorrer até abril


O Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite) da Embrapa Clima Temperado deverá receber até abril a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL). A anúncio foi feito ontem (quarta-feira, 16) à tarde em Brasília pelo ministro Wagner Rossi durante audiência com o deputado federal Fernando Marroni (PT-RS), representantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), da Cosulati e da Associação Gaúcha de Criadores de Gado Jersey (ACGJRGS)
 O credenciamento é aguardado desde 2005 e depende apenas de uma última vistoria de técnicos do MAPA a ser realizada em abril. Uma vez aprovado pelo ministério, o Lableite será o único laboratório público no Rio Grande do Sul autorizado a emitir laudos oficiais de qualidade do leite em acordo com a Instrução Normativa 51 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida significará benefícios a 12 mil produtores de leite da Metade Sul e 120 assentamentos da Reforma Agrária cuja atividade econômica está baseada na atividade leiteira.
Para o deputado Marroni, responsável por encaminhar a demanda ao MAPA, a certificação do Lableite ampliará a capacidade produtiva em toda a região sul do estado. “A partir desta inclusão na RBQL, o laboratório contribuirá diretamente para a melhoria da bacia leiteira, aumentando a renda de milhares de famílias e qualificando a produção local”, explica. Além disso, o credenciamento significa economia para as indústrias e cooperativas, pois não precisarão enviar as amostras para análise no Laboratório da Universidade de Passo Fundo.

O que é o Lableite
O Lableite está instalado desde 2005 na Estação Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão. É o nono laboratório de leite automatizado no Brasil. Está capacitado para fazer análises de proteína, lactose, gordura, sólidos totais, contagem de células somáticas e contagem bacteriana a fim de atestar a qualidade do leite produzido.

No Rio Grande do Sul é o único laboratório público capaz de realizar estudos que garantam o cumprimento da Instrução Normativa 51 da Anvisa, responsável por estabelecer padrões de qualidade que precisam ser seguidos na comercialização do leite.


Fonte: Assessoria - Deputado Federal Fernando Marroni

0 comentários:

Postar um comentário