quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Expoagro Afubra 2011 - Emater/RS-Ascar demonstra alternativas de diversificação das atividades

A uma semana da abertura da 11ª edição da Expoagro Afubra, os técnicos da Emater/RS-Ascar concluem os últimos ajustes nos 14 espaços temáticos onde a Instituição apresentará ao público técnicas e tecnologias que tem como finalidade o fortalecimento da agricultura familiar. As áreas poderão ser visitadas entre terça (1) e quinta-feira (3), no Parque de Exposições Hainsi Gralow, na BR 471, Km 143, em Rincão del Rey, no município gaúcho de Rio Pardo. A entrada é gratuita.
A Expoagro Afubra, considerada a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, é promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) em parceria com instituições como a Emater/RS-Ascar. No espaço da extensão rural gaúcha, o público visualizará de perto atividades como fruticultura, criação de abelhas sem ferrão, piscicultura e agroindústria, e poderá esclarecer todas as dúvidas, seja com o intuito de diversificar suas atividades, conhecer novas técnicas ou verificar as possibilidades abertas para a agricultura familiar gaúcha.
Uma das novidades deste ano no espaço da Emater/RS-Ascar é a horta orgânica. Hortaliças como berinjela, tomate, cenoura, repolho, beterraba e abobrinha foram cultivadas num sistema que leva em conta os princípios e as práticas agroecológicas, como adubação verde e orgânica, incremento da biodiversidade, consorciação de espécies de plantas companheiras, cultivo de plantas benéficas com flores e manejo ecológico dos parasitas. “A ideia é demonstrar aos agricultores a possibilidade do cultivo orgânico de hortaliças como uma opção para a diversificação e agregação de renda na propriedade”, esclarece a coordenadora do espaço, Marinês Bock.
O gerente da Emater/RS-Ascar de Estrela, Derli Bonine, explica que o espaço foi montado em função da demanda do público. “A produção agroecológica vem crescendo cada vez mais, então é o momento de divulgarmos este trabalho”, afirma. “Para isso, nada melhor do que apresentarmos um espaço onde todos os princípios e práticas são implementados”, completa.
Outra unidade inédita no espaço da Emater/RS-Ascar é a da floricultura, onde será divulgada a produção de mudas de flores como alternativa econômica para a agricultura familiar e a importância do paisagismo para a preservação ambiental e o bem-estar social. Foram produzidas na estufa da Expoagro por extensionistas da Emater/RS-Ascar e serão exibidas flores de espécies adaptadas ao verão, como Alegria de Jardim, Begônia, Portulaca, Tagetão e Zínia.
A problemática do abastecimento de água, recorrente na zona rural, também será abordada na Feira. A Emater/RS-Ascar apresentará ao público em um de seus 14 espaços uma solução simples, eficaz e barata para a questão: o filtro lento de areia. A estrutura trata a água através da passagem desta por um meio granular, geralmente areia, que possibilita a melhoria de suas características químicas, físicas e biológicas. “Com isso ela fica potável para consumo, tanto dos animais quanto da família”, afirma o coordenador da unidade, Ricardo Martins.
Os visitantes da Expoagro Afubra poderão conhecer ainda, no espaço da Emater/RS-Ascar, práticas e atividades como a bovinocultura de leite, o consórcio entre a acácia-negra e a palmeira real australiana, uma serraria móvel, a segurança alimentar, o turismo rural e o artesanato, as sementes crioulas e a classificação.

Fonte: Emater/RS-Ascar

0 comentários:

Postar um comentário