quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Município realiza campanha do dia “D”


Entre os dias 20 e 24 de novembro o Setor de Controle Epidemiológico da Prefeitura Municipal de Morro Redondo realizou a campanha intitulada “Dia D” de combate a dengue.
Durante toda a semana foram colocados cartazes e também foram entregues folders educativos em escolas, e pontos comerciais da cidade referente à campanha de prevenção do vetor que é um programa nacional.
O vetor da febre amarela é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a encefalite podendo ser encontrado em recipientes artificiais como latas vazias, pneus, cascas de ovos, cacos de vidro e caixa d’água.
A dengue, segundo o agente de saúde pública Dalmo Coutinho da Rocha que coordenou a campanha no município, é uma doença viródica de quatro tipos: um, dois, três e quatro (nome do vírus), esclarece.
Os sintomas da dengue (clássico), são muito semelhantes a de uma gripe comum, passando muitas vezes despercebido pelos profissionais de saúde. Já a dengue hemorrágica, acarreta em mais de um vírus, podendo apresentar hemorragias e resultar na morte do paciente.
Para a chefe do setor de controle epidemiológico da cidade Sandra islabão Borchardt, o objetivo da campanha é a erradicação do vetor, repassando para a população a orientação de como evitar a doença, efetuando o controle do mosquito transmissor da dengue, lembrando que não existe vacina para a doença.

0 comentários:

Postar um comentário