quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EMATER E AZONASUL REFORÇAM PARCERIA


A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) vai firmar convênio com a Emater para o desenvolvimento de atividades que apóiem o trabalhador do meio rural e a agricultura familiar na região. O anúncio foi feito durante reunião com secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente das 22 prefeituras pertencentes à entidade, durante reunião realizada na última segunda-feira, em Pelotas.
Conforme o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Lair Corrêa, a Instituição vem procurando aproximar-se das prefeituras para oferecer o suporte técnico necessário ao desenvolvimento do meio rural. “Procuramos, é claro, valorizar as iniciativas locais, dando ênfase à vocação de cada prefeitura. Por isto, é fundamental que os secretários apresentem suas necessidades para que as equipes possam agir”, disse. O gerente também informou que está sendo providenciado o aumento do quadro funcional da região, de acordo com a demanda de cada município.
Um dos primeiros convênios que deverá sair do papel deverá fortalecer a bovinocultura leiteira nos municípios. O trabalho, apresentado pelo técnico Clóvis Vitória, enfatiza a importância da atividade leiteira para a consolidação da pecuária familiar. “O leite é uma atividade que envolve a família inteira, trabalhando todos os dias, mas não o dia inteiro. O produtor vende o produto e fica com o animal, podendo ainda aumentar o patrimônio com o nascimento de terneiros”, destacou.
Os secretários da Azonasul também conheceram os projetos da Emater/RS Ascar nas áreas de fruticultura, irrigação, alimentação escolar e crédito fundiário. Os técnicos afirmaram, ainda, que estão abertos para novos convênios, parcerias e solicitações de outros serviços pertinentes à atividade.
CONSÓRCIO – O entrosamento entre prefeituras e Emater também será intenso através do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), principalmente na área ambiental. A ideia é executar projetos de geoprocessamento com montagem de diagnósticos expondo as condições de solo, a ocupação de culturas e demais dados pertinentes à utilização de áreas. A proposta do diagnóstico foi bem acolhida e, segundo o secretário executivo da Azonasul, Henrique Feijó, poderá ser uma ferramenta importante para que as prefeituras possam realizar obras e projetos.

Fonte: Azonasul

0 comentários:

Postar um comentário