segunda-feira, 21 de junho de 2010

PREFEITOS DEFINEM PRIORIDADES PARA CONSÓRCIO



A busca por uma solução definitiva que resolva o problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos nos municípios da região é o anseio de todos os prefeitos integrantes do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes). O problema, que afeta indiscriminadamente prefeituras de grande, médio e pequeno porte, vem sendo remediado com alugueis de aterros sanitários em diversas localidades do estado.
A ideia das lideranças, conforme o presidente do Copes, José Sidney Nunes de Almeida, prefeito de São Lourenço do Sul, é montar um grande aterro sanitário para atender todos os municípios simultaneamente ou construir uma usina de tratamento adequado, em conformidade com as regras ambientais e com baixo impacto à localidade onde for instalada. “É preciso resolver a questão. Os métodos adotados até o momento são paliativos e somente prorrogam as soluções definitivas”, reconheceu.
Durante a última reunião, os prefeitos revelaram os métodos utilizados atualmente relatando o desconforto e a incerteza gerados. Muitos acabam enviando para o aterro sanitário de Santa Maria ou para outros aterros instalados na região norte do Estado. “ O gasto com transporte é expressivo e não temos informações precisas de quanto tempo ainda será possível a utilização destes espaços. Além do mais, a promotoria pública tem batido em cima do assunto para cobrar soluções imediatas”, disse o secretário executivo da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Henrique Feijó, ao considerar que o consórcio é o instrumento mais adequado para equacionar o problema.
MEDICAMENTOS – As lideranças também anunciaram que o Copes fará uma operação financeira expressiva até o final deste mês visando a aquisição de medicamentos para todos os municípios da região. A licitação será lançada nos próximos dias propondo o registro de preços para a compra dos produtos enviados nas listas que chegaram das 22 secretarias municipais de Saúde da região. O assunto vai voltar à pauta durante a reunião de trabalho da Azonasul, agendada para o dia 24 de junho, em Canguçu. Também está confirmado o lançamento de edital para a contratação de equipe técnica específica ao atendimento de licenciamentos ambientais dos municípios. A prioridade será dada às empresas especializadas na área.
Fonte: Azonasul

0 comentários:

Postar um comentário